18 de setembro de 2010

Cinco dicas para preparar a Reunião de Pais


5 dicas para preparar a Reunião de PaisTalvez o preconceito mais instalado na mentalidade dos catequistas seja a incompatibilidade entre pais e catequese. Sei que não é assim apenas aqui na minha comunidade, ou apenas na minha paróquia. É assim um pouco por todo o mundo.

Porém catequese e família devem caminhar juntas em prol de um objetivo em comum: A evangelização das crianças!

 
1- Aviso de Recepção.

A boa comunicação parte de algumas bases, uma delas é ter alguma forma de verificar se a mensagem é recebida. Não se trata de ter papéis extensos para os pais assinarem, uma simples rubrica num destacável e uma informação breve (local, hora e tema de reunião) basta.

Bem sei que os resultados são discutíveis, mas parece-me importante existir este cuidado. Isto nunca irá dispensar um telefonema aos pais, se assim o entender. O importante está em procurar ferramentas adequadas.

2- Escolher um tema.

Escolher os tópicos de discussão. Mesmo que seja apenas para uma simples conversa.
“Como é importante a necessidade do exemplo do adulto cristão para a formação da identidade da criança.”

3- Ter um ponto de partida.

Tal como num encontro de catequese, o ponto de partida pode e deve provocar/evocar a experiência das pessoas. Para quê? Para promover “faísca” na reunião, independentemente se o fazes com um esquema (como o da imagem) ou um vídeo do youtube.

“ Chamada à realidade para a catequese como resposta à vontade dos pais em procurar a comunidade, e não o contrário. ”


4- Pelo menos, uma dinâmica.

Os pais precisam ter voz ativa na reunião  (Eu disse, eu faço, eu sinto-me bem, eu sou importante) Só assim irão querer estar por inteiro e partilhar contigo as suas idéias, as suas experiências.


“Para só então tentar perceber onde está a inspiração de Deus para eles, pois antes mesmo deles (pais) já ele sonhava os seus filhos e preparava para eles uma caminhada de fé.”

5- Algo+.
Compromisso ou simples síntese. Algo concreto deve ficar. Desafia os pais do teu grupo a estarem mais presentes, nem que seja só para irem à missa com os seus filhos... Pelo “exemplo” deles a criança irá crescer para se tornar no adulto cristão de amanhã.


fonte: Procatequista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente....