5 de janeiro de 2011

Dicas para encontros de catequese...


Olá pessoal que nos visitam... vamos comecar o ano de 2011 com dicas para ajudar no grande desafio da catequese que é inovar os modos de evangelização!

Dicas para sua Catequese

Preparando o encontro:
Depois que você já preparou o conteúdo do encontro, sua dinâmica, cantos e outros, que tal pensarmos como será a ACOLHIDA.
O catequista deverá estar sempre atento à acolhida dos catequizandos (e não alunos). A acolhida deverá estar presente em todo Encontro para que os catequizandos se sintam sempre num ambiente bem fraterno.  Toda pessoa necessita ser recolhida individualmente, como gente. Ser conhecida pelo nome, com um "rosto" e uma história própria.
Se a catequese é dada numa sala, que essa esteja bem limpa, decorada, com água, carteiras ou bancos suficientes, um local de honra para a Bíblia, flores. Deve ser um local agradável. Nada impede que às vezes os encontros sejam realizados também num jardim.

E a ORAÇÃO.
A oração é a resposta de fé à mensagem recebida. Deve levar a uma ação concreta. É importante que o catequista desperte no catequizando o gosto pela oração. A oração não deve ficar apenas em saber de cór as orações. O catequizando deve se acostumar a conversar naturalmente com Deus, com muita espontaneidade.

 É necessário que o catequista interaja com os catequizando. Uma conversa sobre como foi à semana de cada um antes dos encontros, fará a criança entregar-se e ao catequista como um amigo (a) que se interessa por ela. 
No Livro do Catequista - Fé, Vida e Comunidade - PAULUS, na 5ª parte há "ALGUMAS SUGESTÕES PRÁTICAS PARA O CATEQUISTA" que seria um grande tesouro para seus encontros, lá você irá encontrar:

Como fazer um encontro com os catequizandos
- Quanto ao local do Encontro
- Quanto ao acolhimento
- Quanto à linguagem
- Quanto à organização
- Quanto à missão dos catequistas
- Quanto ao Grupo de Catequista
- Quanto à avaliação (e não prova) e por fim, os Recursos audiovisuais na Catequese.

Para ajudar pesquise sobre a Psicopedagogia Catequética das Idades. Esse aspecto o ajudará muito no dia-a-dia com seus catequizandos nas diversas faixas-etárias.

 Todos nós catequistas temos a capacidade de saber o que é melhor para introduzirmos o amor de Deus na vida de nossos catequizandos... Criatividade... Criatividade... Vontade... Idéias...





Um comentário:

  1. DICAS MUITO INTERESSANTES PARA UMA BOA ATUAÇÃO DE CATEQUISTAS QUE DEVEM PRIMAR PELO ACOLHIMENTO E BOM RELACIONAMENTO COM SEUS CATEQUIZANDOS INSERINDO-OS NA COMUNIDADE DE MANEIRA ESPONTÂNEA.

    ResponderExcluir

Comente....